Interpretação, a alma do RPG.


Você sabe jogar RPG? Se a resposta for sim, ótimo! Mas você sabe interpretar seu personagem?





A interpretação nada mais é do que a diferença entre participar de uma sessão e ser lembrado em muitas outras. É o que faz seu personagem único e especial, não é só fazer o que está escrito em sua ficha de personagem, e sim dar vida e personalidade a ela.

Não é uma tarefa simples interpretar bem um personagem, mas após algumas experiências, isso se torna algo divertido e prazeroso, enriquecendo muito a crônica e fazendo com que suas ideias sejam entendidas e aplicadas da melhor forma.
Eu vejo que muitas vezes, talvez por inexperiência, muitos jogadores não se esforçam para interpretar seus personagens. Em jogadores iniciantes, isso é muito comum, mas chega uma hora que você já não é mais iniciante e se você não praticar sua interpretação, vai ser difícil se acostumar.

Existem algumas dicas para se interpretar melhor:



Preste atenção a crônica. Em muitos momentos nós deixamos passar detalhes que nos ajudaria interpretar melhor. Ex: Mestre "... o local em que o castelo fica é fora da cidade, uma área desabitada e a muito tempo abandonada...". Jogador "antes de partir para o local, meu personagem reúne alguns apetrechos (minha arma, munição, algum alimento e minha lanterna)".


Ouça o mestre. Muitas vezes nós tentamos coisas que não cabem a cena, a intenção do mestre é reger a crônica e nos divertir. Se ele discordou de você, não fique chateado, tente outra coisa. Ex: "... ao se recompor após o frenesi, o vampiro se encontra nu em um beco,  coberto de sangue e terra. (jogador:) eu pego meu celular e ligo para meu aliado e peço ajuda. (mestre:) que celular?..."                            

Explique bem o que você quer. Quanto mais detalhes que possam dar traços a sua interpretação, melhor. Ex: "... Ao chegar ao local de encontro, o Brujah e o Giovanni percebem que se trata de uma boate de periferia. (brujah:) deixo minhas armas no carro e verifico se tenho dinheiro para possivelmente subornar alguém. (giovanni:) franzindo o rosto com cara de nojo, digo ao brujah: eu espero aqui, não posso ser visto num ambiente deste nível [penso: minhas botas são mais caras que esse prédio todo]".


Não cometa falhas de interpretação. Essa falhas são quando você usa alguma informação ou elemento ao seu favor de forma errada. Como assim? Você não é seu personagem, em muitos momentos, você vai ver ou ouvir algo que seu personagem não necessariamente sabe, essas informações não podem ser usadas pelo seu personagem, e se forem, pode trazer algumas penalidades, como menos experiência ao fim da sessão, alguma revira-volta na crônica para punir seu personagem e até mesmo atrito com outros jogadores. Ex: "... o Nosferatu, ao ser convencido que o Gangrel não se tratava de um invasor, coloca a faca na mesa e começa a se retirar da sala. O Gangrel silenciosamente, tenta pegar a faca. (nosferatu:) eu me viro para surpreender o gangrel! (mestre:) por qual motivo? Seu personagem não suspeita de nada."



Não seja orgulhoso, peça ajuda. Nem sempre estamos a par de todos os fatos, muitas vezes nos sentimos inseguros de nossos atos. Converse com seu mestre e grupo, pergunte no que está errando, em que pode melhorar, sempre temos algo a aprender.


Blz galera, espero que gostem do post ^^!

3 comentários:

  1. Uma coisa importante: não fique remoendo o que vc poderia ter feito ou dito, use isso para melhorar na próxima sessão. Procure ler a respeito do seu clã e de suas habilidades, muitas vezes seu persoagem tem capacidades que vc desconhece e pode perder oportunidades preciosas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Valeska, perdi muitas oportunidade pois nao conhecia as abilidades do meu clã.

    ResponderExcluir
  3. E nunca esqueça das suas vantagens
    Nãoi faça igual eu q tem Temerário na minha ficha d Star Wars e muuuuitas vezes morrendo naum uso
    hehe

    ResponderExcluir